O Imposto único de circulação (IUC), que substitui o antigo selo de carro a partir de Janeiro, vai passar a ser pago de acordo com o mês da matricula do veiculo, e não no mês de Junho, como se costumava fazer. Assim os carros com registo de matricula de Janeiro devem efectuar o pagamento já no próximo mês. Os automóveis matriculados antes de 1981 ficarão isentos do pagamento desta contribuição. A liquidação do imposto pode ser efectuada pele Internet em http://www.e-financas.gov.pt/ ou numa repartição de finanças. Se o proprietário for uma empresa, a liquidação pela Internet é obrigatória.
A afixação do selo no para-brisas do veiculo deixa de ser obrigatória, passando a prova de pagamento do imposto a funcionar como comprovativo do seu pagamento. Este documento deve ser mantido junto dos outros documentos obrigatórios do veiculo.
As novas regras prevêem ainda que os automóveis ligeiros que tenham sido comprados antes de 1 de Julho de 2007 paguem um IUC igual ás taxas do anterior Imposto Municipal sobre Veículos. A partir desta data, o imposto é mais elevado, para compensar a diminuição do imposto Automóvel que recai sobre o preço dos veículos novos.
Sem comentários:
Enviar um comentário